fbpx
Print
Parent Category: Qué pasa
Category: Brasil
Hits: 7673

Sancionada a MP, as terras quilombolas serão incluídas entre as propriedades isentas de ITR como já ocorre com os imóveis da reforma agrária.

Ontem (29/10) o Senado aprovou a Medida Provisória 651/2014 que regulamenta diversos pontos de matéria tributária e estabelece nos seus artigos 82 e 83 a isenção de cobrança do Imposto Territorial Rural em terras quilombolas. A MP agora vai para sanção da Presidência da República.

A aprovação da MP 651/2014 corrige uma distorção na Lei Nº 9.393/1996 que ao criar o ITR não considerou a particularidade das propriedades coletivas das comunidades quilombolas. O fato acabou gerando dívidas milionárias para comunidades quilombolas no Pará.
 
Confira abaixo o texto aprovado:

Medida Provisória 651/2014

Seção XXI
Do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural e do Imposto de Renda Pessoas Físicas
 
Art. 82. A Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 3º-A:
 
     “Art. 3º-A Os imóveis rurais oficialmente reconhecidos como áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos que estejam sob a ocupação direita e sejam explorados, individual ou coletivamente, pelos membros destas comunidades são isentos do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR.
  • 1º Ficam dispensados a constituição de créditos da Fazenda Nacional, a inscrição na Dívida Ativa da União e o ajuizamento da respectiva execução fiscal, e cancelados o lançamento e a inscrição relativos ao ITR referentes aos imóveis rurais de que trata o caput a partir da data do registro do título de domínio previsto no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
  • 2º Observada a data prevista no §1º, não serão aplicadas as penalidades estabelecidas nos arts. 7º e 9º para fatos geradores ocorridos até a data da publicação da lei decorrente da conversão da Medida Provisória nº 651, de 9 de julho de 2014, e ficam anistiados os valores decorrentes de multas lançadas pela declaração do ITR fora do prazo.”
Art. 83. O art. 8º da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte alteração:
 
“Artigo 8º .........................................
.........................................................
 
§3º O contribuinte cujo imóvel se enquadre nas hipóteses estabelecidas nos arts. 2º, 3º e 3º-A fica dispensado da apresentação do DIAT.” (NR)

 
NOTÍCIAS RELACIONADAS
 
Quilombolas: deputados aprovam emenda que isenta Terras Quilombolas do ITR
Suspensão de cobrança milionária permite aos quilombolas de Óbidos acessar recursos do "Minha casa, minha vida"
 
ITR: Cobrança milionária às comunidades quilombolas é suspensa no Pará
 
Quilombolas de Abaetetuba dão mais um passo para superar os problemas decorrentes do ITR
 

 

Comunidades quilombolas são acionadas na Justiça para pagar imposto milionário

Joomla! Debug Console

Session

Profile Information

Memory Usage

Database Queries