fbpx
VISITA NUESTRO
NUEVO SITIO WEB

 

 

 

 

Posts @IPDRS

O Movimento Regional por Terra e Território lança a Convocatória 2017 para continuar somando casos inspiradores de acesso à terra e território na plataforma sul-americana: www.porlatierra.org.

Até agora já somamos mais de 60 instituições e pelo menos 60 acadêmicos e ativistas políticos na tarefa de sistematizar estudos de caso através da pesquisa-ação e em um esforço por proliferar um enfoque inspirador sobre o acesso à terra, que faça com que nossos estudos, ações e práticas de reprodução possam ir além da carga conflitiva, de pobreza e de criminalização como o campo vem sendo observado, enfatizando, ao contrário, o regresso e o apego à terra e outros horizontes de sentido que vêm sendo construídos pelos povos-etnias-nacionalidades-grupos e classes sociais.

A articulação de Aliad@s por terra e território nos diversos países convoca as organizações rurais, pesquisadores, ativistas e instituições amigas, interessadas em sistematizar, através da pesquisa-ação, experiências de processos recentes de acesso à terra que desenvolveram interessantes estratégias para sustentar e melhorar suas vidas no campo.

Os insumos gerados pelo Movimento vem sendo úteis para dar visibilidade a permanente demanda de terra e território em toda América do Sul. Nossa tarefa é mostrar aqueles processos que sobrevivem e crescem apesar da concentração de terras, do agronegócio e do extrativismo. A economia rural e os territórios indígenas nos dão lições e modelos alternativos de desenvolvimento, formas de produção de alimentos e reprodução da vida que não ameaçam a riqueza da vida e, ao contrário, propõe avanços e expectativas cada vez maiores, apostando pela agroecologia e formas sustentáveis de aproveitamento dos condições materiais da vida.

As organizações, pessoas ou instituições do Brasil interessadas em se articular ao Movimento Regional por Terra e Território, e sistematizar um ou vários casos, devem entrar em contato com o IPDRS (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.). Cada um destes estudos ou sistematizações receberão um incentivo de 450 dólares sob a modalidade de consultoria, estando sujeitos aos impostos da lei boliviana.

O prazo estabelecido para enviar propostas para sistematização de estudos de caso inspiradores de acesso a terra e território é sexta-feira 4 de agosto de 2017, até às 17:00.

Consulte a Convocatória completa, Guia de Sistematização e Faça parte do Movimento para receber mais informação sobre os movimentos por terra e território em toda América do Sul.

FUENTE: Comissão Pró-Índio de São Paulo